sábado, 11 de dezembro de 2010

Pro Dia Nascer Feliz



Direção, Edição e Roteiro: João Jardim
Elenco: Professores, Diretores e alunos de diversas Escolas do Brasil
Gênero: Documentário
Idioma: Português(Brasil)
Ano: 2006
Duração: 88 min.

Um filme Brasileiro, retratando a realidade dos Alunos, Professores e Gestores de várias Escolas do Brasil: Particular, área de risco e as mais pobres.
É um documentário real, com escolas reais e fatos reais, mostra a rotina de escolas pobres, que não tem sequer transporte, banheiros, professores e dignidade para estudar. Professores se vêem diante da violência, crime e juventude desviada.
De início é mostrada uma reportagem onde já se viam que a juventude estava perdida, desviada e como seria daqui para frente.
"Quarenta e quatro anos depois, 97% das crianças em idade escolar entram na escola. Com o passar dos anos, muitos abandonam, 41% não concluem a 8ª série. Dados da época de gravação do longa."
"Segundo avaliações promovidas pelo MEC a metade dos estudantes do Ensino Fundamental, não consegue ler ou escrever corretamente."
Avaliando as informações que na época já estava difícil, imaginem hoje como nossa Educação está, a violência que toma conta de nossas salas de aula, do contexto social em que estão inseridas, com as falhas do SISTEMA, e também em muitos dos descasos de nossos alunos e que influenciados e desestimulados os professores também se deixam contaminar.
É visto também que as falhas na dependência e as causas que uma reprovação podem causar aos alunos, levam professores a aprovarem alunos no Conselho de Classe sem que tenham condições.
Um aluno que foi aprovado pelo Conselho(sem condições e que teria ficado em 3 matérias) em uma escola é perguntado o que aprendeu em História. Ele responde: _ Porra nenhuma!! É desanimador e entristece qualquer professor ou estudante que pretende seguir o magistério.
Há também um depoimento de uma aluna que matou com facadas outra dentro da escola por brigas nos corredores e ela disse: - Menor não dá nada. Quando perguntada sobre a vida da aluna ela disse ainda rindo: - Ela ia morrer mesmo, eu só adiantei.
Fiquei feliz em estar trabalhando na área e local que estou, porque esse documentário mostra que nós estamos no paraíso, mesmo com todas as dificuldades encontradas.
Portanto, "ainda" não estou desacreditada da Educação, ainda acredito nos nossos alunos e creio que a Educação ainda será valorizada como base da formação do ser humano.

2 comentários:

bia santos disse...

O documentário parece ser bom. Se bem que poucas pessoas terão acesso!

Quanto mais alienado e burro for o povo, melhor para os nossos governantes que o manipularão ao seu bel prazer!!

Eliezer disse...

tomare que seja bom

http://planetahuumor.blogspot.com/